IMG 7603

Uma nova paixão: Jane Austen

Um bom livro, se equivale a uma grande paixão! Por aqui um bom livro, se equivale a pura inspiração. E foi nesse clima de inspiração total que fiz a minha versão de Jane Austen com alma de boneca.

Jane Austen foi revolucionária, pensou fora dos padrões estabelecidos de sua época, revelou em sua escrita a complexidade e a forte personalidade das mulheres, algo inédito na Literatura do séc. XVIII, acredito que  só mesmo uma mulher para representar tão bem os conflitos internos que vivemos, e olha que aqui nem se sonhava  falar em  feminismo e empoderamento.

 

Orgulho e Preconceito

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa”: primeira frase do livro “Orgulho e Preconceito”, certamente o meu preferido.

Mas não se enganem  caros leitores, acreditando  que as mulheres do universo de Austen eram “belas, recatadas e do lar”, que só queriam encontrar um “bom partido” para casar. Pelo contrário, em suas obras  a inglesa critica o papel da mulher na sociedade da época, criando protagonistas fortes que sabem o rumo que querem dar às suas vidas, um verdadeiro mosaico de mulheres.

A força do universo de Jane Austen é tão grande que, mesmo depois de tanto tempo, esses personagens ainda são contemporâneos e fazem parte do nosso tempo. Como não se identificar com o casal protagonista de “Orgulho e Preconceito”, Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, que, apesar de apaixonados, também erram, julgam mal um ao outro e as outras pessoas, são preconceituosos e orgulhosos, mas se arrependem, pedem desculpas e se tornam pessoas melhores. Para ler suspirando, com o romance nada convencional  de fazer o coração palpitar.

Tanta inspiração me fez querer transformar em realidade (na minha realidade bonequeira, é claro!rs) uma personagem tão marcante. Assim, surgiu a boneca da Jane Austen que pode bem ser: a  Elizabeth Bennet, a Emma,  ou qualquer outra. Uma homenagem ao universo essencialmente feminino de Jane Austen que inspirou e inspira tantas e tantas mulheres há mais de 200 anos.

  

Se você ainda não conhece Jane Austen, não perca mais tempo! Pegue a primeira carruagem para uma livraria mais próxima e prepare o coração (e o lencinho) para mergulhar no universo de romance, mulheres, conflitos e histórias inesquecíveis da escritora.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *